Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still 1828-1917, que apresentou os princípios desta terapia natural.
É um sistema de avaliação e tratamento, commetodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturase sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos(articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecidonervoso, vascular e linfático).
A validade da Osteopatiaé tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial deSaúde) como prática de saúde.
Após uma minuciosa avaliação composta de interrogatório e análise dos examesde imagem do paciente, o osteopata pode definir com precisão as técnicas mais adequadas da terapia.
Com ajuda dos testes palpatórios específicos, o Osteopata localiza as zonas derestrição de movimento que estão comprometendo o estado de saúde. Utilizandoas mãos, o osteopata interfere no conjunto das estruturas prejudicadas em suamobilidade, reorganizando-o e promovendo a sua reintegração no sistemacorporal.
– entorses
– tendinites
– lombalgias
– cervicalgias
– dorsalgias
– periatrite do ombro
– dores articulares
– escolioses
– pubalgias
– dores coccygeaneos
– disfunções na ATM ( articulação temporo-mandibular)
– ciatalgia
– cefaléias
– sequelas de traumatismos: acidentes de carro, quedas sobre quaisquer partes do corpo,principalmente crânio e cóccix